quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Menina Júlia, August Strindberg

"Johan August Strindberg ( pronounced (help·info) (22 January 1849 – 14 May 1912) was a Swedish playwright and writer. He is arguably the most influential of all Swedish authors, and one of the most influential Scandinavian authors, along with Knut Hamsun, with whom he fraternized while in Paris during the mid 1890s, Henrik Ibsen, Søren Kierkegaard and Hans Christian Andersen. Strindberg is known as one of the developers of modern theatre. His work is of two major literary styles, Naturalism and Expressionism."


"Strindberg concentra a acção de Menina Júlia, comprimida em dois dias, num único espaço e desenvolve-a apenas num acto. " 


"Em Menina Júlia, encontramos nós, segundo Yann Martel, «diálogos tão brilhantes e plenos de tensão, aparentemente tão simples, e indiciando, no entanto, tal tumulto e complexidade, que, paradoxalmente, nos parecem perfeitamente naturais»."


""Menina Júlia", de Strindberg, mostra como é preciso muito pouco para que o poder mude de mãos. E depois volte a mudar. E mude ainda outra vez. "


"O poder dos outros sobre nós não depende da classe social ou do sexo - depende sobretudo do momento em que a vida deles se cruza com a nossa. A menina Júlia não sabia disso. Mas descobriu."



" "Estas são personagens instáveis, como todos nós, e mudam constantemente", diz Rui Mendes. "Nunca sabemos onde está a inocência e onde está a culpa, onde está a agressividade e onde está o medo, a fuga. É por isso que esta é uma peça que será sempre actual enquanto houver seres humanos."
Apesar de ter sido escrita em 1888 e de ter na base uma questão de classes (que Strindberg, filho de um aristocrata falido e de uma antiga empregada doméstica, conhecia bem), "Menina Júlia" é muito mais do que a história do criado que sonha ascender e da filha do conde atraída pela queda.
"Strindberg é um dos iniciadores do teatro moderno, que abandona as personagens monolíticas, muito tipificadas, sem altos e baixos", continua o encenador. "E esta peça é de uma época de transformações extraordinárias, com lutas sociais, a luta pela libertação da mulher, em que se começam a analisar os comportamentos, a alma, o carácter dos indivíduos."  "

Sem comentários:

Enviar um comentário